Postagem em destaque

Máscaras

"Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro, e logo descubro ...

07/09/2009

O mar é minha terra

Trechos do Livro O Mar é minha Terra de Beto Pandiano

Também descobri como é vasto meu oceano interno, e como eu o desconheço, mas estou feliz de ter tido a coragem de começar a me aventurar por ele. E pensar que cada ser deste planeta é um oceano diferente - isto, sim, é vastidão! Agora dá pra entender o que acontece quando dois mares se encontram...

Quero aprender a saborear o presente e desfrutar dele. Sei que é algo que poucos sabem. A maioria prefere trocar o real pela ilusão, o amor pela promessa, a eternidade pela mortalidade.

Hoje me lembrei de uma fase que meu pai me disse quando eu era pequeno (...) Meu pai me explicou o que fazia um homem ser um bom velejador: "Um bom velejador tem que perceber que o vento vai mudar, mas antes que ele mude, ele tem que se antecipar, manobrar o barco e navegar para o lado favorável - esse é o segredo".

Aquelas palavras soaram como magia para mim. (...) Como ele sabia? Onde aprendeu? Em seguida ele me disse: "E assim é a vida: às vezes uma oportunidade aparece e você não percebe, deixa ela passar. Pode ser que ela nunca mais passe, e você a terá perdido para sempre"

O vento e a vida têm seus caprichos, e entendi que só precisava aprender a ler o seus sinais, pois nem sempre teria todo o tempo que imaginava ter.

Por Beto Pandiani