Postagem em destaque

Máscaras

"Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro, e logo descubro ...

21/07/2009

Como descobrir o "não" inconsciente

Trechos do Livro Não temas o Mal de Eva Pierrakos

" O universo, até um certo grau de desenvolvimento ou consciência, consiste em duas correntes fundamentais: uma corrente afirmativa e uma de negação. A corrente afirmativa inclui toda a energia construtiva, porque concorda com a visão verdadeira, que não pode senão gerar amor e unidade. A de negação é destrutiva, porque se desvia inadvertidamente da verdade, causando assim ódio e desunião.

Essas duas correntes empurram a personalidade em duas direções diferentes, criando tensão e pressão cada vez mais fortes. A maneira de eliminar esse curto-circuito é descobrir a corrente de negação e compreender as suas falsas premissas.

Qualquer meta que não conseguimos atingir é prova de que a corrente de negação não detectada está atuando. A única maneira de produzir mudança é através da identificação da maneira como a corrente de negação continua a funcionar, impedindo mesmo a mudança tão buscada pela corrente afirmativa.

Podemos ter certeza de que essa corrente negativa existe se a frustação continua presente em nossas vidas, apesar da descoberta de situações pertubadoras do passado.

Para observar produtivamente o que o inconsciente expressa, é importante separar a parte saudável que existe em nós daquela que não é sadia, que está confusa, comprometida. Um exercício diário, imensamente útil.

Quanto mais claramente percebemos a maneira como nos afastamos ou nos retiramos da própria realização pela qual anseiamos - vendo tal fato em ação repetidas vezes - mais nos aproximamos da eliminação da corrente de negação.

Nosso inconsciente fala diariamente conosco, mas infelizmente não nos comunicamos com ele, e assim perdemos uma parte importante na busca do auto-conhecimento. Se devotarmos um pouco mais de tempo todos os dias para essas questões, os resultados serão maravilhosos.

- Qual o meu objetivo agora? Por que estou insatisfeito? O que eu gostaria que fosse diferente?
- O quanto eu o quero?
- Até que ponto existe algo em mim que não quero, ou que temo?
- Como posso detectar as várias formas e manisfestações da corrente de negação na minha vida diária? "