Postagem em destaque

Máscaras

"Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro, e logo descubro ...

24/05/2015

Autoestrada

Autoestradas ou estrelas: o que tem guiado sua vida?

Todo domingo faço a mesmo ritual: acordo a hora que eu quero, abro a porta para Dori (minha cachorrinha), escovo meus dentes e vou ler um livro (previamente escolhido na noite anterior para aquele momento "mágico").

E a leitura de hoje me inspirou bastante e resolvi compartilhar.  

Para facilitar o entendimento, o texto foi extraído do livro "O retorno do jovem príncipe". É uma obra de ficção sobre a volta do pequeno príncipe no meio da patagônia. Um homem encontra o adolescente desacordado e, preocupado, resolve socorrê-lo. Quando o rapaz acorda, o homem percebe que não se trata de um jovem qualquer, mas de um príncipe muito familiar que cresceu e resolveu revisitar o planeta terra.

Desejo uma deliciosa leitura e muitos, muitos insights! 

Tenha um domingo mágico!

Capítulo II

"Será que eu deveria acordá-lo? Não, pois precisávamos nos locomover, fosse para o norte ou para o sul. O que não poderíamos era permanecer ali.

Acelerei. Aquela vez não era como outras vezes, em que desperdicei tempo e vida conjecturando sobre o caminho tomar.

Eu estava mergulhado nesses pensamentos quando, após longo tempo dirigindo, senti faiscantes olhos azuis me observarem curiosamente. 

- Olá - disse eu, lançado um rápido olhar para o jovem misterioso.

- Que máquina é essa em que nós estamos viajando? - perguntou ele, passeando os olhos pelo interior. - Onde estão as asas?

- Você quer dizer o carro?

- Carro? Ele não pode sair da Terra?

- Não - respondi, sentindo murchar o orgulho que tinha do automóvel.

- E ele não pode sair dessa faixa cinzenta?

Ele apontou o dedo em direção ao para-brisa, fazendo-me perceber minhas limitações.

- Essa faixa se chama autoestrada - expliquei, pensando comigo mesmo: de onde veio esse garoto? - E se sairmos dela a essa velocidade nós morremos.

- Isso é uma tirania. Quem inventou as autoestradas?

- As pessoas.

Diante de perguntas tão simples, as respostas me pareciam extremamente difíceis. Quem era aquele jovem que irradiava inocência e sacudia as bases do sistema de crenças que eu herdara?

- De onde você veio? - perguntei. - Como você chegou aqui?

Seu olhar me parecia estranhamento familiar.

- Há muitas autoestradas na Terra? - perguntou ele, ignorando minhas perguntas.

- Sim, são muitas, incontáveis.

- Eu estive num lugar sem autoestradas - disse o misterioso jovem.

- Mas em lugares assim as pessoas se perdem - observei, sentindo crescer, a cada minutos, minha curiosidade em saber quem era ele e de onde vinha.

- Mas quando não há estradas na Terra - retorquiu ele, imperturbável - as pessoas não pensam em se orientar pelos céus?

Ele olhou para cima.

- Durante a noite - refleti -, é possível se guiar pelas estrelas. Mas quando a luz do sol está muito forte corremos o risco de ficar cegos.

- Ah - disse o jovem. - Os cegos veem o que ninguém mais ousa ver. Eles devem ser as pessoas mais corajosas de todas.

Eu não soube o que responder. Enquanto o carro avançava rapidamente pela tirânica faixa cinzenta, o silêncio caiu sobre nós.