Postagem em destaque

Máscaras

"Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro, e logo descubro ...

25/10/2009

Filosofia para vida

Olá, já sei.. estive afastada não é mesmo?...
O tempo está escasso. Faculdade, filho, namorado, realizando sonhos...

Mas estou de volta. E abrindo com chave de ouro, cito uma reportagem muito interessante da revista Vida Simples de novembro: Filosofia na telona. Uma delícia de entrevista com o filósofo francês Ollivier Pourriol. Pourriol largou as salas de aula, e há quatro anos faz palestras buscando no cinema a ilustração das idéias dos grandes pensadores.

Compartilho um trecho da entrevista que me chamou muita atenção. Um pouquinho do que penso e busco viver. Boa Leitura!

"Como a filosofia pode mudar a vida de alguém? Olliver responde: Você vê a vida diferente. MAs é difícil responder. Quando eu tinha 18 anos, a filosofia foi uma grande revelação sobre a verdade da vida. Agora eu acredito que o perigo da filosofia é que lhe dá um nível de abstração. E, se você se mantém só no abstrato, você não vive. Muitas pessoas que fazem filosofia acabam lendo o tempo todo, entendendo as coisas, mas não vivendo. Então o que você descobre quando alcança os filósofos - não todos eles, tem de escolher quais são seus "amigos"- é que eles não sabem muito sobre a vida. Acho que há muito mais nos filmes e na arte. A verdadeira resposta é que não há resposta para tudo. Quando você entende isso, começa a apreciar mais a vida. Compreende que não é preciso pensar o tempo todo. Quando você assiste a um filme, você não pensa o tempo todo. A reação à energia e à beleza vem antes, depois vem o pensamento."

Sempre em Frente!